quinta-feira, 12 de março de 2009

Teoria Roqueira de Kondratieff


No mundo da produção segue a máxima de que TUDO É CÍCLICO. Gráficos, estatísticas e percepções numa montanha-russa que, segundo o economista russo Nikolai Kondratieff, restabelece o equilíbrio natural das disfunções financeiras.


No mundo da música, fazendo as contas no meu velho relógio-calculadora Casio, concluí que entramos na fase de efervescência da Seattle pré-grunge, enquanto na outra costa as estações de rádios dos Colleges e os selos independentes – como a MATADOR – conseguem divulgação interestadual do que então era chamado de Indie Rock e passou a ser Lo-Fi.


Na verdade, eu quero ser esse profeta que previu a volta de um indie rock heterossexual decente, pois a primeira década desse novo milênio foi, digamos assim, meramente simpática. A constatação é definitiva quando feita a análise dos filmes dos Beatles de ambas décadas. Em Backbeat (1994), a trilha cinematográfica que contava com a banda mais rock'n roll da época, formada por David Grohl (Nirvana, Foo Fighters), Mike Mills (REM), Thruston Moore (Sonic Youth) Greg Dulli (Afghan Whigs, Twilight Singers e Gutter Twins) entre outros que fazem Across the Universe (2007) parecer um conto gay narrado pela Britney Spears. Coitado do Lennon.


Eu não sou saudosista, pelo contrário, me considero um otimista ao acreditar que 2009 tem a oportunidade de ser o pedido de perdão dessa geração, porém, enquanto o pedido formal ainda não se encaminha aos destinatários, tentarei achar o próximo Kurt Cobain nas páginas do Myspace.



4 comentários:

  1. Boa Stef.
    Viva a primeira metade dos anos 90. è o que procuramos todos os dias, rock mais heterossexual decente.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog stefano...
    across the universe é uma piada mesmo...
    quanto a encontrar um novo Kurt Cobain no myspace, boa sorte nessa empreitada... mande o link pra mim, caso isso aconteça...
    abraços
    Saulo Marques

    ResponderExcluir
  3. "indie rock heterossexual decente"

    Eu sou por essa causa... =D

    Muito bacana tetinho!

    =****

    Ps: E eu concordo com a teoria do cíclico.

    ResponderExcluir