quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Primeiro dia no paraíso


Mais ou menos 3 horas depois do meu desembarque, a única coisa que me passava pela cabeça tremendo de frio fazia parte de uma música do New Radiant Storm King que conseguia resumir um pouco da epopéia que foi o dia 11 de abril: “I remember getting lost in Boston, it was the worst city I’d ever seen”.

Ajudado por senhoras caucasianas e por uma alma brasileira caridosa – do quase xará Stefani – consegui chegar sem ter meus dedos do pé amputados devido à longa caminhada sob chuva e rajadas de vento gelado. Bastaria comer uma pizza de micro-ondas, sossegar durante 4 horas e, então, partiria para algum show.

Embora ainda faminto, apenas um dos dois especiais do dia me seria ofertado. A primeira opção do cardápio era uma combinação de comida refinada da terra. De primo piatto Crooked Fingers à base de Eric Bachmann, ex-líder do Archers of Loaf, e de secondo piatto, a suculenta proposta folk-rock da canadense, ex-The New Pornographers, Neko Case.

De segunda opção, a autêntica comida americana. Appetizers insossos de Mic Harrison & The Highscore velho e requentado, seguido por uma taça de milk-shake de baixa caloria para uma nova geração obesa de Cassavettes e outras repetições. Até que, finalmente, algo digno de entupir as veias, o original hot-dog gorduroso e recheado de sabor Superdrag.

O fato de escolher a segunda foi estudado. Em menos de um mês eu assistira Radiohead e Kiss, dois espetáculos de arena, e agora estaria na hora de ver uma banda retardada, que sua e cospe, enquanto bate cabeça e dá braçadas impiedosas na guitarra. É esta recordação que eu terei deste show, de gente comum dos Estados Unidos como John Davis – líder da banda e aniversariante do dia (veja-o recebendo o bolo ao lado) – que está pouco ligando para fase atual do rock.

Outra recordação recorrente é dos integrantes da banda vestidos de funcionários de uma cafeteria ou mesmo daquelas lanchonetes que imitam os anos 50, com grandes cabines de refeições e poltronas estofadas. É o clipe da música Sucked Out que percorreu a programação de uma MTV atacada por bandas como Guided by Voices, Radish e Buffalo Tom no meio da década de 90. Programas como Gás Total – apresentado por Gastão Moreira - exibiam o que mais tinha de palatável na época.

Em meio a todo saudosismo declarado pela banda, não agüentava a intermitente câimbra que impossibilitava manter-me de pé. Espontâneos e agradecidos, citaram o Paradise Rock Club – o único lugar a frescar com o meu passaporte – como um dos pilares dos 15 anos de carreira da banda. Um lugar bem parecido estruturalmente com o Centro Cultural Cidade Velha – antiga Sarajevo – que dentro dos padrões das casas modernas, traria à Boston os mais cultuados pratos da cultura americana. No trajeto de volta ao subúrbio, eu pensava em devorar a cidade viva, sem talheres e com a mesma voracidade que os músicos laricados atacaram aquele bolo de aniversário. Era meu primeiro dia.

Link para algo bem parecido: http://www.youtube.com/watch?v=1XhcdUUWQFs



Nenhum comentário:

Postar um comentário